top of page

A Guarda e o Surfe

A Guarda do Embaú possui o título de 9a Reserva Mundial de Surfe. Além de ter ondas mundialmente reconhecidas, a Guarda está localizada em uma reserva, é circundada por áreas de preservação, em uma comunidade que mantém traços de sua cultura tradicional. Dessa forma, a  Guarda do Embaú conquistou o reconhecimento da RMS, que objetiva manutenção e proteção do ecossistema, das ondas e zonas de surfe.

O Surfe na Guarda

Image by Oliver Sjöström
Image by João Victor Valeriote

 

Muito antes de receber o reconhecimento como Reserva Mundial de Surfe, a Guarda do Embaú já era um local considerado muito especial e destino certo de surfistas de todo o Brasil. Foram os surfistas os primeiros turistas daqui, nos anos 70.

A descoberta de uma "onda perfeita" no canto esquerdo da praia, atribuída ao encontro das águas do Rio da Madre com o mar, colocou a praia da Guarda do Embaú no circuito do surfe nacional e desde então surfistas frequentam o local toda temporada de verão, buscando as excelentes ondas da nossa praia.

Segundo o Guia Waves: "No canto esquerdo da praia da Guarda, encontra-se uma das esquerdas mais perfeitas do país. Nos dias de boas ondulações do quadrante leste, a condição fica internacional, com ondas extensas e tubulares. Com ondulação de sudeste, o meio da praia funciona. O vento bom é o nordeste. O crowd é constante e os locais estão sempre na área. O Conselho Visional das Reservas Mundiais de Surf (World Surfing Reserve - WSR) e a Save the Waves Coalition, com sede na Califórnia (EUA), aprovaram, oficialmente, no dia 27 de outubro de 2016, a iniciativa da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), que desde 2013 buscava a inclusão da praia na prestigiada rede de Reservas Mundiais de Surf (RMS). Guarda do Embaú agora é a nona Reserva Mundial de Surf (RMS) e a primeira do Brasil."

A Guarda do Embaú é berço de surfistas profissionais como Ricardo dos Santos, o Ricardinho (falecido em 2015) e Tainá Hinckel, bicampeã catarinense e grande promessa do surfe feminino no Brasil.

Quem virá vivenciar o surfe na Guarda pela primeira vez, precisa apenas ficar atento ao período da tradicional pesca da tainha, que vai de abril a julho, todos os anos. Nessa época, as atividades náuticas, incluse o surf  ficam suspensas na praia da Guarda do Embaú.

bottom of page